Projeto de rendimento inicia clínica semanal
Depois das avaliações realizadas em Brusque no final de 2012, os atletas selecionados pelos observadores do Atlético Paranaense na região iniciaram, nesta quinta-feira (8), a clínica semanal do projeto de rendimento do clube. Atletas da categoria 2000, dos mais diferentes locais de Santa Catarina, serão observados constantemente.
Segundo o observador do clube e coordenador da Escola Furacão, Osnildo Kistner, cada olheiro deve instalar um núcleo do rubro-negro paranaense na região onde atua. Antes, garotos da região tinham de viajar a cada 30 dias para Curitiba (PR), onde passavam por avaliações. Com a clínica em Brusque, o trabalho é facilitado para pais, atletas e comissão técnica.
As atividades são específicas para o grupo de garotos, diferente dos que integram a escolinha de futebol. Além disso, um treinador exclusivo para os atletas foi contratado. Porém, a clínica de rendimento não é fixa no Sport Clube Cedrense. As avaliações com os jogadores acontecerão em diversas cidades da região, porém, representando Brusque.
Existem casos de garotos que durante os treinos e situações de jogo acabam trocando de posição no gramado. Um caso muito comum é de laterais que viram meio campistas. "Fazemos trabalhos como mini jogos, passe, conclusão, marcação, mas sempre treinando com bola. As atividades sem bola devem ser evitadas com garotos nessa idade", explica o professor Marco Aurélio Chaves.
O grupo que treina na clínica disputará os torneios da Associação Catarinense de Escolinhas de Futebol (ACEF), que de acordo com professores e treinadores da região, é mais disputado e qualificado que o próprio Campeonato Catarinense das categorias de base, promovido pela Federação Catarinense de Futebol.